alimentação para mamaes pos parto

Alimentação saudável: Dieta para mamães no pós-parto

Spread the love

Perder peso depois da gravidez exige uma alimentação saudável. Deseja saber como emagrecer após o período de gestação? Conheça alimentos que devem ser incluídos em uma dieta para mamães no pós-parto.

Importância de uma alimentação saudável no período pós-parto

Muitas mulheres se preocupam com a forma física, a qual pode ter alterações dependendo da alimentação a ser seguida.

No período pós-parto é essencial que a mulher consuma alimentos saudáveis, uma vez que o corpo precisa se recuperar e regularizar a produção de hormônios. Além disso, a ingestão rotineira de alimentos saudáveis ​​ao longo do dia maximizará a pouca energia que você provavelmente tem nessa fase.

Se você estiver amamentando, a qualidade do seu leite materno permanece praticamente a mesma, independentemente do que você escolher comer. Mas, há um problema: quando você não está recebendo os nutrientes necessários da sua dieta, seu corpo os fornece a partir de seu próprio estoque, o que pode contribuir para doenças como a anemia.

Portanto, certifique-se de obter todos os nutrientes que você e seu bebê precisam. Isso beneficiará vocês dois.

Alimentos indicados no período pós-parto

Abaixo temos uma lista de alguns alimentos saudáveis essenciais para mulheres no período pós-parto. Confiram:

Laticínios com baixo teor de gordura

Seja iogurte, leite ou queijo, os produtos lácteos são uma parte importante da amamentação saudável. O leite fornece um aumento da vitamina D para fortalecer os ossos. Além de fornecer proteínas e vitaminas do complexo B , sem contar que os laticínios são uma das melhores fontes de cálcio.

Durante o período de amamentação, seu leite é carregado com cálcio para ajudar o desenvolvimento dos ossos do bebê, por isso é importante consumir cálcio suficiente para atender às suas próprias necessidades.

Tente incluir pelo menos três xícaras de leite por dia em sua dieta.

Carne magra

Aumente sua energia com alimentos ricos em ferro, como carne magra. A falta de ferro pode drenar seus níveis de energia, dificultando o acompanhamento das demandas de um bebê recém- nascido.

Mães que amamentam precisam comer proteína e vitamina B-12 extras. A carne magra é uma excelente fonte para ambos.

Leguminosas

Feijão e grãos (lentilha, grão-de-bico, etc.) ricos em ferro, especialmente os de cor escura, como feijão preto, são uma ótima opção de nutrientes no período de amamentação, especialmente para vegetarianos.

Eles são uma fonte econômica de proteínas vegetais de alta qualidade.

Arroz integral

Você pode ficar tentado reduzir os carboidratos para ajudar a perder o peso após a gravidez, mas parar de comê-los não é o ideal, pois proporcionam energia.

 Além disso, perder peso muito rápido pode prejudicar a produção de leite materno.

Misture carboidratos integrais e saudáveis, como arroz integral, em sua dieta para manter seus níveis de energia elevados.

Alimentos como arroz integral fornecem ao corpo as calorias necessárias para produzir o leite de melhor qualidade para o seu bebê.

Laranjas e frutas cítricas

As laranjas são um ótimo alimento para aumentar a energia, além das frutas cítricas que são excelentes alimentos para consumir no período de amamentação, pois nesse período precisamos de mais vitamina C.

Com um pouco de suco de laranja ao longo do dia – você obterá o benefício da vitamina C, essencial para o transporte de cálcio no organismo.

Ovos

Os ovos são uma maneira versátil de atender às suas necessidades diárias de proteína. Consuma alguns ovos no café da manhã, um ou dois ovos cozidos na salada do almoço ou coma uma omelete e salada no jantar.

Os ovos possuem DHA que aumentam o nível desse ácido graxo essencial no seu leite.

Pão Integral

O ácido fólico é crucial para o desenvolvimento do seu bebê nos estágios iniciais da gravidez. Mas sua importância não termina aí. O ácido fólico é um nutriente importante no leite materno que o bebê precisa para uma boa saúde, além de ser crucial que você consuma o suficiente para o seu próprio bem-estar.

Pães e massas enriquecidos com cereais integrais possuem esse nutriente e também proporcionam uma dose saudável de fibra e ferro.

Folhas verdes

Vegetais verdes folhosos como espinafre, acelga e brócolis são ricos com vitamina A, o que é bom para você e seu bebê.

Os benefícios não param por aí. Eles são uma boa fonte de cálcio não láctea e contêm vitamina C e ferro. Vegetais verdes também são ricos em antioxidantes saudáveis ​​para o coração e têm poucas calorias.

Você pode consumi-los no jantar ou almoço, além de preparar um suco detox usando couve e limão.

Incluindo esses alimentos na dieta para mamães no pós-parto, você terá os nutrientes necessários para sua saúde e do seu bebê, além de emagrecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *