Decoração para Quarto de Bebê

6 Dicas para Decoração do Quarto do Bebê

Spread the love

Toda grávida sonha em fazer uma bela decoração do quarto do bebê, não é mesmo? Um quarto que seja aconchegante, bonito, seguro e confortável tanto para a mãe, como para o bebê.

E essa tarefa de montar o quarto, tem seus desafios. Em meio a tantos exames, enjôos, consultas, listas de enxoval, chá de bebê é preciso separar um tempo e se dedicar para o planejamento da decoração do quarto do bebê.

Muitas dúvidas vão surgir, de como começar, qual tema escolher, como fazer a distribuição dos móveis, e por aí vai.

Por isso separamos 6 dicas essenciais para te ajudar com a decoração do quarto.

Como decorar o quarto do bebê com sabedoria – dica 1: faça um bom planejamento

É muito importante fazer um planejamento. Isso envolve muita pesquisa, troca de ideias, checklists. O planejamento vai ajudar você a seguir todas as etapas no tempo certo e dentro dos custos previstos.

Monte um cronograma mês a mês para que não aconteça do bebê nascer antes do quartinho ficar pronto.

Este guia completo de decoração de quarto de bebê também pode ajudar com o passo a passo de todo o planejamento.

Como decorar o quarto do bebê gastando pouco – dica 2: compare, pesquise e garimpe

Para conseguir montar um quarto de forma econômica, antes de tudo, pesquise quais são os itens realmente necessários e compare preços de lojas diferentes.

Você também pode buscar por peças promocionais que estão na troca de showroom, ou então pagar tudo à vista no dinheiro. Neste caso muitas lojas conseguem dar um bom desconto.

Outra possibilidade é garimpar móveis antigos, transformá-los ou reciclá-los. Além disso, muitos objetos de decoração podem ser feitos por você mesma ou com a ajuda de seus familiares. Isso garante uma ótima economia!

Como decorar o quarto do bebê com elegância – dica 3: não exagere no tema

Uma das tarefas mais legais é a escolha do tema, cor ou estilo da decoração.

Antigamente o padrão era fazer um quarto rosa para meninas e azul para meninos. Mas, hoje, as possibilidades de decoração são praticamente infinitas.

Não exagere no tema, decorando tudo com a mesma cor ou desenho. O ideal é sempre manter a base com cores neutras e claras e pincelar apenas alguns detalhes com cores mais fortes ou objetos mais chamativos.

Como decorar o quarto do bebê com sofisticação – dica 4: invista numa persiana romana

A persiana é um item fundamental no quarto do bebê. Além de deixar o quarto mais bonito e aconchegante, também ajuda a proteger o ambiente do sol e garantir a privacidade.

Um dos modelos mais utilizados por arquitetos e decoradores é a persiana romana. O tecido pode ser translúcido (apenas filtrando boa parte da luminosidade), se na janela já houver uma veneziana externa ou daquelas persianas integradas. Ou então blackout (não passa luz pelo tecido), para os casos que necessitam de escurecimento.

A persiana romana é muito prática para usar e limpar, pois não acumula tanto pó como nas cortinas tradicionais e deixa qualquer decoração muito mais sofisticada.

Como decorar o quarto do bebê com organização – dica 5: faça um projeto ou simule o layout dos móveis

Contratar um arquiteto para desenhar e acompanhar o projeto de execução do quarto pode ser uma alternativa muito interessante. Um bom profissional da área vai ajudar não apenas na questão estética, mas também a montar um quarto funcional, com espaços bem planejados e organizados.

Mas caso queira fazer sozinha, antes de sair comprando berço, armário, cômoda, poltrona e cama auxiliar, meça o quarto e faça um layout (desenho em planta baixa) com a posição dos móveis, para verificar se cabe tudo no espaço disponível. Ou então faça a simulação e marcação no piso com fita crepe, do espaço que os móveis ocupariam. Aí você consegue ter uma boa noção da distribuição.

Como decorar o quarto do bebê com inteligência – dica 6: valorize uma boa iluminação

Uma boa iluminação no quarto, além de valorizar a decoração, também é muito importante para regularizar o sono do bebê. O ideal é que ele sinta a diferença do dia com a noite, para que a rotina fique mais fácil.

De dia, é interessante deixar a iluminação natural entrar no quarto, mesmo durante as sonecas, mas com a proteção de uma boa cortina ou persiana para filtrar os raios nocivos do sol. E para a noite, invista em lâmpadas de cores quentes (mais amareladas), de preferência de forma indireta (para não ofuscar) e que sejam dimmerizáveis (controle de intensidade).

Com essas dicas, ficará muito mais fácil fazer a decoração do quarto do bebê. Aproveite esse momento para curtir essa fase tão especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *