temperatura ideal para o bebe

Qual a temperatura ideal para o bebê ficar confortável

Spread the love

Uma das grandes preocupações com bebês diz respeito a temperatura. Saber a temperatura ideal para o bebê permite aos papais cuidarem melhor da criança, desde os seus primeiros meses de idade e vida. Por isso, separamos um artigo completo a respeito do tema. 

Descubra qual a melhor temperatura para deixar o seu bebê confortável em diversas situações e ambientes. Além disso, vamos mostrar algumas dicas para que o seu bebê esteja sempre na temperatura certa, através de alguns cuidados básicos. 

Temperatura do bebê: descubra qual é a ideal

Apesar de os bebês apresentarem uma formação mais sensível o que é uma criança pequena, adolescente ou adulto, a temperatura ideal para que eles se sintam confortáveis é muito parecida com a temperatura padrão. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a temperatura normal é entre 36,5 a 37°C. Essa é a temperatura ideal para o bebe, desde o nascimento. Todos os esforços devem ser realizados para que essa temperatura seja uma constante, sem desequilíbrios para baixo ou para cima. 

A temperatura elevada pode indicar a ocorrência de enfermidades. A febre é um dos mecanismos de defesa do corpo humano, como manifestação de que alguma coisa não está bem.

Já a temperatura baixa pode resultar em hipotermia, gerando consequências como perda da função cerebral, má circulação e outras complicações. Um dos principais fatores que levam à baixa nas temperaturas nos bebês é a falta de agasalhos. Por isso os bebês devem usar peças de roupa específicas de acordo com a idade e ambiente. 

Como saber se o bebê está sentindo frio

Ainda que a febre seja uma grande preocupação, os bebês estão mais propensos a sofrerem com a hipotermia, representada pela baixa da temperatura corporal. A explicação para esse está na formação do organismo do bebê. Eles não contam com o mecanismo de geração de calor muito desenvolvidos.

Isso significa, na prática, que quando a temperatura corporal de um bebê diminui, é grande a dificuldade para que a temperatura ideal seja restabelecida. Por isso, tão importante quando saber a temperatura ideal para o bebê é saber como fazer com que essa temperatura se mantenha. 

Existem alguns indícios e sintomas de que a temperatura do bebê não está confortável. Muitos deles podem ser observados no dia a dia, pela mamãe, papai, familiares ou responsável. Outros demandam uma análise mais rigorosa, muitas vezes por profissional da área da saúde. São eles:

  • Dificuldade de sucção ao amamentar
  • Diminuição do tônus muscular
  • Apatia
  • Ritmo respiratório acelerado
  • Aceleração do ritmo cardíaco
  • Tremores
  • Acidose (que é a acidez no sangue)
  • Pele com coloração vermelho brilhante
  • Náuseas e vômitos

Dicas para manter a temperatura ideal do bebê

Diferente dos adultos, que conservam sua temperatura ideal pela grande maioria do tempo, nos bebês pode existir uma grande variação de temperatura, de forma rápida. Como resultado, os cuidados devem ser redobrados. Separamos algumas dicas sobre como manter temperatura ideal para o bebê ficar bem confortável.

Roupas e acessórios

As roupas e acessórios para bebês são pensados para garantir conforto e segurança. Os materiais envolvidos na confecção das peças devem ser o mais próximo possível da pele humana. Isso gera no bebê a sensação gostosa de estar dentro do útero materno, um ambiente seguro e com o qual já está acostumado. 

Como informamos, a temperatura ideal para o bebê é 36,5 a 37°C. Para manter essa média é preciso deixar o pequeno sempre bem agasalhado. No entanto, não é interessante pecar pelo excesso, para evitar o superaquecimento. 

As roupas para a saída da maternidade, por exemplo, devem levar em consideração a mudança de ambiente e do choque térmico que pode acontecer. Além do tradicional macacão, acessórios como meias, luvas e gorros são muito bem-vindos, principalmente em épocas e regiões frias.
Roupas para seu de bebê
Você sabe o que levar para a maternidade? Confira mais preparamos uma matéria especialmente para você mamãe!

 

Ar-condicionado

Quem utiliza ar-condicionado no quarto do recém-nascido deve ficar de olho em alguns detalhes. A temperatura do aparelho é diferente da temperatura ideal para o bebe. Configure o aparelho para uma temperatura entre 22°C e 26°C. 

O vento não deve, em hipótese alguma, ser direcionado diretamente para o bebê. Se o uso do ar-condicionado gerar ressecamento do ar do ambiente, é importante suprir a falta de umidade com bacias de água ou toalhas molhadas. 

Além disso, o aparelho não deve permanecer ligado por longos períodos sem a supervisão, principalmente durante a noite. A temperatura e o conforto do bebê devem ser monitorados de perto. Os aparelhos não são tão amorosos e cuidados quanto os humanos. Não podemos esquecer também que uma boa cortina no quarto do bebê, irá ajudar muito no conforto térmico de seu bebê, além de ser um charme da decoração de quarto de bebês.

Durante o banho

Saber a temperatura ideal para o bebê ajuda durante o banho. Além de não exagerar na temperatura da água, é importante manter o ambiente do quarto um pouco mais quente do que o normal. 

Com a água acumulada na pele, a perda de calor do bebê é maior e mais rápida. Ajustar a temperatura ambiente ajuda a minimizar essa perda de calor. As roupas devem ser colocadas sem demora, para que o bebê passe o menor tempo possível desabrigado. 

Agora você já sabe qual é a temperatura ideal para o bebe. Lembre-se de cuidar para que a temperatura média recomendada seja mantida em todos os momentos. Se algo sair fora do ideal, tome medidas para ajustar a temperatura, seja colocando mais roupinhas ou removendo alguma peça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *