como vestir o bebê

Como vestir o bebe – Saiba tudo

Spread the love

Comprar as roupinhas para o bebê pode ser emocionante, mas comprar da maneira correta é melhor ainda. Seguir os padrões da moda e as tendências do mercado não significa abrir mão de alguns cuidados essenciais. Será que você sabe como vestir o bebe? Nesse artigo mostramos como fazer isso e muito mais. 

Como vestir o bebê recém-nascido

Nos primeiros dias e meses de vida o bebê precisa estar 100% confortável, protegido do frio e do calor excessivo. Como o organismo tende a perder calor com facilidade, as roupinhas são geralmente mais grossas e abrigadas. Elas permitem que a temperatura ideal do bebê – 36,5 a 37°C de acordo com a OMS – seja mantida. 

Se você não sabe como vestir o bebê recém-nascido, temos algumas dicas que vão te ajudar. Existem alguns kits formados por macacão, manta, luvas, meias e gorro. Trata-se de um modelo padrão, que oferece ao pequeno tudo que ele necessita para sair da maternidade e ir para a casa da mamãe.

Até os dois meses, as peças de roupa devem ser confortáveis e bem aconchegantes. Só a partir dos dois meses as roupinhas podem passar a incluir tecidos mais leves, soltos e despojados. A regra de outro para saber como vestir o bebê é apostar na simplicidade: quanto mais fáceis de manusear forem as roupas, melhor.

Como vestir o bebê no inverno

O inverno brasileiro é bastante frio em muitas regiões. As baixas temperaturas exigem dos pais mais atenção na hora de vestir o bebê. Mesmo aqueles que já passaram dos dois meses devem receber uma proteção extra, em especial durante a noite. 

Em ambientes onde a temperatura baixa de forma extrema, recursos adicionais, como a climatização do ar, devem ser pensados e implementados. Mãos, braços, pernas e cabeça devem ser protegidos com acessórios, como as luvas, meias e gorros. São partes do corpo onde a circulação sanguínea é mais custosa.

Como vestir o bebê no verão

Agora vamos falar um pouco sobre como vestir o bebe no verão. As altas temperaturas do ambiente nem sempre indicam que o bebê está sentindo calor. Isso porque o bebê não possui todo o sistema de geração de calor desenvolvido, principalmente nos primeiros meses. Ele perde mais calor do que ganha.

Por isso as peças de roupa devem ser aconchegantes, confortáveis e bem quentinhas. No entanto, é fundamental evitar o sobreaquecimento. Mantas e agasalhos podem ser dispensados, em especial durante o dia, quanto as temperaturas estão mais elevadas.

Como deve ser a roupa do bebê: características e especificações

Para que você saiba como vestir o bebê de forma correta, tenha em mente algumas características indispensáveis para as roupinhas. Ou seja, como elas devem ser. Isso facilita muito na hora de começar a comprar o enxoval do bebê.

Em primeiro lugar, as roupas devem ser práticas tanto para vestir quanto para despir. Roupas muito elaboradas, com muitas entradas, alças e outros detalhes acabam complicando a vida do papai e da mamãe na hora de trocar de roupa. Por isso mesmo, roupas com fitas, elásticos, fechos e rendas devem ser evitadas. 

Roupas com abertura maior, na região das pernas, facilitam e muito a troca de fraldas. E por falar em tamanho, evite comprar roupas que fiquem muito justas no bebê. Peças muito apertadas podem causar desconforto, impedem a realização de movimentos e em situações extremas podem até mesmo asfixiar a criança. 

Outro detalhe diz respeito à cor da roupa do bebê. Existem várias opções disponíveis no mercado: roupas mais neutras e roupas mais estampadas. A preferência deve ser, sempre, por peças de coloração neutra ou brancas, pois podem ser lavadas em máquina sem a deterioração e sem manchar outras roupas. 

Muitos guias ensinam como vestir o bebe e deixam de lado as especificações com relação ao tecido. Nem todos os materiais são interessantes para o cuidado e conforto do bebê. O algodão deve ser preferido, tendo em vista que facilita a respiração natural da pele, reduzindo o risco de aparecimento de alergias.

Como vestir o bebe depois do banho e para dormir

Durante o banho o corpo do bebê ganha temperatura, em razão da água quente. Logo depois do banho, a temperatura tende a cair consideravelmente. Por isso é importante reservar um conjuntinho para ser usado assim que a pele da criança estiver seca. As peças devem ser bem abrigadas e quentinhas.

Já na hora de dormir é preciso considerar, em primeiro lugar, a temperatura do quarto. Se o quarto é climatizado com ar-condicionado ou outro recurso térmico, não é necessário exagerar nas roupinhas. Agora, se esses recursos não estiverem presentes, o jeito é garantir uma temperatura confortável com roupas abrigadas ou saco de dormir.

Agora você sabe exatamente como vestir o bebê nos mais variados contextos e situações. O mais importante é sempre pensar no conforto, na temperatura e na mobilidade da criança. 

É normal que o bebê se movimente, que erga os braços, balance as pernas e comece a engatinhar a partir de determinada idade. Vale a pena renovar as roupinhas de acordo com a idade e desenvolvimento da criança. A roupa ideal deve ser capaz de garantir segurança e tranquilidade em todas as etapas da vida do seu bebê.


Roupas para seu de bebê
Você vai ser a futura mamãe? Confira nessa matéria o que levar para maternidade. Saiba tudo sobre esse grande dia! Preparamos dicas, com muito carinho especialmente para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *